Cerca de 4 mil doses foram aplicadas durante os quatro dias da ação relacionada à celebração do Dia do Trabalhador
A Secretaria da Saúde promoveu ação de vacinação em conjunto com o Ministério da Saúde durante toda esta semana. Como uma das medidas da pasta nacional para o Dia do Trabalhador (1º de maio), o serviço de saúde ofereceu atualização das vacinas da rotina de adultos e idosos, reforço contra covid-19 e gripe (influenza). Cerca de 4 mil doses oferecidas a profissionais do órgão e da população interessada.
Dentre as quase 4 mil doses aplicadas durante a semana, de terça-feira (2) a sexta-feira (5), a maioria corresponde a rotina vacinal de adultos e idosos: 2.159 doses. A proteção contra covid-19 somam 1.174; enquanto a imunização contra Influenza, restrita aos grupos prioritários, 602 doses.
“Essas ações ‘extra-muro’ servem para melhorar a nossa cobertura vacinal – sejam dos imunizantes da rotina ou das campanhas, como influenza e covid-19. Nós conseguimos atingir um número muito superior do que o esperado (quase o dobro). Conseguimos atualizar a situação vacinal de muitos trabalhadores, público que no dia a dia tem dificuldade de ir até a UBS e pode aqui ser imunizado no próprio local de trabalho”, explicou a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Superintendência da Região de Saúde Oeste, Zildene dos Santos Moreira Bitencourt.
“Agradecemos imensamente à Secretaria da Saúde do DF pelo apoio e pronto atendimento para efetivação desta atividade”, afirmou a chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego, Lene Teixeira.
—
Por Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF